Ateliê São José

Dos Paramentos do Culto

Nosso Senhor vem do Céu ao homem com Suas graças e Seu amor, mas quer dever ao homem Sua morada, Seu altar, os paramentos do Seu culto.

Outrora, os homens e as mulheres de Israel entregaram alegremente a Moisés o que tinham de mais precioso para a decoração do Tabernáculo, a construção da Arca sagrada e o arranjo de tudo quanto devia servir para os sacrifícios.

Em todo tempo, na Igreja, as artes cristãs se ocuparam em erguer para Jesus Cristo templos magníficos, expressão da fé e da piedade.

Nossas mães consideravam honra e glória dar para o Altar o linho mais belo, bordar esses paramentos que constituem ainda hoje a admiração da arte.

É que, então, tudo convergia para a divina Eucaristia, como a um certo divino.

Imitemos esses belos exemplos e saibamos dar a Nosso Senhor. – Com efeito, que há de mais honroso senão ver o dom da própria piedade, o trabalho das próprias mãos, torna-se coisa sagrada, gloriosa para Deus, e como que a veste de Jesus Cristo?

Mas é preciso que esses dons, esses objetos do culto sejam conformes à santa Liturgia romana que lhes determina a matéria e a forma. Decerto, é preferível nada oferecer a fazer um dom contra as regras do culto, pois, antes de tudo, a lei exige respeito.

Assim, a Igreja decretou que as peças para cobrir o altar, servir ao Sacrifício, que as alvas e as sobrepelizes, devem ser de linho ou de cânhamo e não de algodão. As alvas que tem grande parte em renda de algodão não são regularmente. As palas e os corporais da Santa Missa devem ser lisos e sem bordados salientes. Os paramentos devem ter uma só cor de fundo e ser de seda, assim como o véu do Cálice.

Os vasos sagrados deveriam ser tudo quanto há de mais puro e de mais belo, e sempre em ouro e prata: haverá algo precioso demais para o Deus da Eucaristia?

Ah! A pobreza do culto anuncia quase sempre a fraqueza de fé! Visa-se economia para com Deus e nada se recusa ao próprio luxo e prazeres.

Nossos pais começaram por Deus, e Deus, satisfeito com seu serviço, acabava por conceder-lhe o cêntuplo.

Estola

Casula

Conheça linhas de produtos:

  • Paramentos Litúrgicos
  • Casulas Góticas
  • Casulas Romanas
  • Dalmáticas
  • Túnicas
  • Alvas
  • Jogo de alfaias
  • Faixa de mão para ordenação
  • Almofada para ordenação
  • Toalhas para altar

Confira o Catálogo de Produtos:

Clique aqui para ABRIR o CATÁLOGO

Encomenda e orçamento:

*As encomendas acontecem com três meses, no mínimo, de antecedência.
Visando que as religiosas do mosteiro exercem outras funções no mesmo, sobretudo, orante.
*Os contatos para este fim, se dão pelos Telefones:

(43) 3525-8740 / (43) 99192-8598

E pelo e-mails: [email protected] e [email protected]
*O valor do frete será solicitado à parte.